Lajeado Imoveis

Os pequenos levam muita alegria e animação para qualquer lugar. Contudo, é responsabilidade dos adultos ter cuidado com as crianças em casa. Afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas e intoxicações são alguns dos principais riscos entre 0 e 14 anos.

A Lajeado Imóveis preparou 5 dicas para evitar acidentes de meninos e meninas. Contudo, mesmo com toda a cautela, sabemos que imprevistos acontecem. Por isso, tenha sempre o contato do pediatra a mão. Se a criança conta com um plano de saúde, saiba para que telefone ligar ou para onde se dirigir. Além disso, decore números de emergência, como o do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: 192.

Cuidando afogamentos com crianças em casa

crianças em casa
(Foto: Porapak Apichodilok/Pexels)

Piscinas, banheiras, pias, privadas e até mesmo baldes e bacias podem apresentar perigos. Jamais descuide deles com crianças em casa. Procure manter as portas da área de serviço e do banheiro trancadas, pois uma quantidade pequena de água é capaz de afogar bebês.

Mesmo assim, ao terminar de lavar a roupa, guarde os recipientes virados para baixo. Deixe a tampa da privada fechada e, se possível, lacrada com algum dispositivo de segurança. Monitore sempre o banho dos pequenos – seja ele de banheira ou de piscina – e jamais deixe a criança dormir dentro d’água.

Quando não estiver usando a piscina, cubra-a com lona ou rede de proteção para impedir que caiam na água. Se a programação incluir entrar na água, o recomendado é usar bóias até que tenham confiança em nadar. Mas não confie 100% nelas, já que o fato de não afundar não significa que não haja possibilidade da cabeça entrar na água. Não deixe a garotada pular dentro da piscina sem conhecer sua profundidade.

Preservando-se contra sufocações

(Foto: Yan Krukov/Pexels)

Sacos e embalagens plásticas apresentam perigo de sufocamento para as crianças em casa. Guarde-os em lugares que os pequenos não conseguem chegar. Objetos como brinquedos miúdos, moedas, botões e balões decorativos, se engolidos, fazem com que a criança engasgue. Assim, cuidado com eles!

Atenção também a fios, cabos, cordões, laços e gravatas. Existe a possibilidade de eles se enrolar no pescoço da criança. Travesseiros muito fofos e lençóis também podem sufocar, principalmente na primeira infância.

Impedindo queimaduras

(Foto: Freepik/Freepik)

Cozinhe com as bocas de trás do fogão e mantenha os cabos das panelas virados para a parede, dificultando o alcance. Lembre-se de retirar os botões do fogão quando não for usar o eletrodoméstico. Ao servir refeições com crianças em casa, não utilize toalhas muito compridas. Elas podem ser usadas de apoio e derramar líquidos ou alimentos quentes.

Leia também:
“Cuidados que você precisa ter para a prevenção de incêndio”

Afaste os pequenos de superfícies que ainda estão emanando calor, como fornos, panelas, torradeiras e ferros de passar. Atenção na hora de beber café, chá, chimarrão ou sopa perto da garotada. Se esbarrarem em você sem querer, acabarão se queimando. Não permita que as crianças abram torneiras de água quentes e teste a temperatura antes do banho para que não haja escaldadura.

Choques elétricos, além de potencialmente fatais, também causam queimaduras. Dessa maneira, revise a fiação para que não haja nenhum fio desencapado. Ademais, proteja tomadas com tampas ou fitas isolantes.

Resguardando-se de quedas

crianças em casa
(Foto: Pixabay/Pexels)

Piso molhado é muito arriscado. O cuidado deve ser redobrado em banheiros, cozinhas, áreas de serviço, lavanderias, pátios e bordas de piscina. Coloque antiderrapantes em tapetes e degraus. Não esqueça da grade nas extremidades da escada.

Não posicione móveis próximos das aberturas. Eles podem ser usados de apoio para escalar. Instale grades ou rede de proteção em sacadas, mezaninos e janelas. Forre todos os móveis que têm quinas afiadas para que as crianças em casa não se cortem caso se choquem com elas.

Tenha muita cautela ao manobrar o carro. Certifique-se de que não há nenhum pequeno por perto, já que mesmo uma batida leve pode causar graves lesões dependendo do jeito que a pessoa atingida cair. Conhecer os pontos-cegos do veículo é fundamental para garantir que não haverá nenhum acidente.

Evitando intoxicações

(Foto: Sergiorojoes/Freepik)

Armazene artigos potencialmente tóxicos completamente fora do alcance dos baixinhos, trancados, preferencialmente, em armários altos. Lembre-se que eles são muito curiosos e não têm noção de muitos perigos.

Produtos de limpeza, pelo forte odor e pelas cores chamativas, atraem a atenção das crianças em casa, que se sentem tentadas a experimentá-los. Medicamentos, que, muitas vezes, se parecem com guloseimas, também podem ser ingeridos por engano.

Procurando o imóvel ideal para morar com crianças em casa

Aqui na Lajeado Imóveis, sabemos da importância de encontrar o lar perfeito para sua família ser feliz com as crianças em casa. Seja para comprar ou alugar, seja casa ou apartamento, seja em uma região mais movimentada ou mais tranquila, conte conosco para buscar sua nova moradia!

crianças em casa
(Foto: Bearfotos/Freepik)

Veja todos os posts do blog da Lajeado Imóveis aqui