Aline Dalmoro

Qualidade de vida, bem estar, lazer, incentivo à pratica de esportes e socialização, são os principais benefícios da comodidade de morar perto de áreas verdes e parques. Após um dia de trabalho ou no final de semana, poder caminhar com seu pet, levar as crianças para um passeio, tomar um chimarrão, ou praticar um esporte ao ar livre e a poucos passos de casa, é um atrativo cada vez mais relevante para quem adquire um novo imóvel, você já parou para pensar nisso?

Os parques e praças são os pulmões da cidade. Toda a área verde tem o poder de filtrar o ar, livrando da poluição e melhorando a qualidade de vida, sendo de extrema importância para doenças respiratórias, principalmente quando falamos de crianças e idosos. Causando também uma sensação de bem estar, sem falar na paisagem.

É fato comprovado que viver em meio a natureza reduz os níveis de estresse e pressão, além de motivar à pratica de exercícios, especialmente aos que residem em apartamentos. Outro fator relevante, é a possibilidade de contato natural para as crianças, brincar em espaço aberto, com liberdade para se sujar e conviver com outras crianças, fortalece a saúde e gera experiências sociais.

Além disso, os gaúchos que tem o hábito do chimarrão ou do tererê, é uma opção saudável de lazer e bem estar, podendo curtir a paisagem natural, com a família, amigos ou um momento relax sozinho, em ambiente fresco para recarregar as energias. Há quem diga, que algumas árvores, uma grama, um bom livro é a melhor terapia, você concorda?

 

Uma pergunta frequente no ramo imobiliário é: o que vale mais a pena, morar em um apartamento próximo a parque público ou investir em uma casa com pátio amplo?

Primeiro ponto: áreas de lazer pública tem infraestrutura e manutenção custeadas pelo poder público, além do fator de segurança, em uma casa, e as vezes dependendo da localização mais afastada, este custo fica a cargo do proprietário, por vezes causando o transtorno de trabalho extra ou a não utilização;

Segundo ponto: localização privilegiada e facilidade de acesso a serviços, comumente, parques e praças com estrutura familiar estão localizados em bairros de maior fluxo, com valor agregado, próximo a comércios, escolas, e por isso a praticidade de deslocamento, o que gera custo-benefício na gestão de tempo e qualidade de vida do cotidiano;

Terceiro ponto: valorização do imóvel, a localização associada a áreas de lazer possui valor agregado no mercado, com constante valorização conforme o desenvolvimento da região e melhoria do espaço público, o que pode ser extremamente vantajoso para futura venda;

Quarto ponto: uma bela vista e paisagem, é o complemento da opção de um apartamento, além da tranquilidade da altura que permite não ter o barulho mesmo morando em região movimentada.

Neste comparativo, logicamente a casa próxima a parques ou praças também é uma excelente opção, claro, tendo envolvido a questão de investimento de cada região, bem como quem prefere sua privacidade e gosta dos cuidados do lar pode preferir uma casa em região mais afastada. Mas avaliando custo-benefício um apartamento em localização privilegiada e próxima a natureza agrega valor a rotina e ao investimento na hora de escolher um imóvel.

 

Gostou da ideia, quer conhecer imóveis dentro desta opção?
Confira aqui!